Selic na mínima histórica

11/12/2017

Na quarta-feira (6) tivemos a última reunião do Copom do ano, quando a Selic chegou ao seu menor patamar histórico: 7 por cento ao ano. E o Comitê ainda antecipou a possibilidade de mais uma queda de 25 pontos-base para a próxima reunião. Com isso, temos alta probabilidade de a Selic chegar a 6,75 por cento no começo do ano que vem - ou até menos.

A outra ocasião em que tivemos uma Selic nesse nível foi durante a gestão de Alexandre Tombini no Banco Central. Sua equipe derrubou a taxa para 7,25 por cento, sob muito protesto dos economistas de mercado, que alertavam diariamente sobre os riscos da inflação crescente.

Mas desta vez é diferente!

O mercado está alertando o BC para uma inflação cada vez mais benigna, e sinalizando que há espaço para uma queda ainda maior da taxa.

A diferença é que desta vez o BC seguiu o seu modelo de projeções à risca: esperou a inflação cair, as expectativas ficarem controladas, não se desesperou com a fraca atividade e trabalhou com a independência necessária do governo para focar apenas no controle da inflação.

Enquanto a consequência da forçada de mão do Tombini foi a taxa de juros ter que, logo depois, subir para 14,25 por cento, o resultado do trabalho bem-feito comandado por Ilan Goldfajn é uma Selic que poderá ficar baixa por um longo período de tempo. Talvez até durante todo o ano de 2018.

Além disso, quando ela subir, poderá ir para patamares mais baixos do que a média anterior, ou seja, será mais fácil de o BC controlar inflações futuras.

E isso gera uma série de efeitos positivos para todo o resto da economia, incluindo alta da Bolsa, estímulo para a atividade, melhora da taxa de desemprego, aumento do poder de compra com melhora do consumo, aumento dos investimentos e queda dos spreads de crédito para as empresas.


Fonte: Marília Fontes

É formada em Economia pelo Insper. Trabalhou durante 7 anos como gestora de Renda Fixa em Assets como Itaú, Mauá e Kondor, atuando em fundos locais e internacionais. Marília Fontes participa do Tesouro Empiricus e Empiricus Renda Fixa e escreve a newsletter A Dama de Ferro.

© 2017 Imóveis em São Paulo, Rua San Martin, 66 - CEP: 09618-120
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora